Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de março de 2009

Dorothea Elizabeth Orem - Teoria do Auto cuidado


Dorothea Elizabeth Orem (Baltimore, Maryland – EUA, 1914) é uma enfermeira e empresária estadounidense. Seu pai era trabalhador de construção civil e pescador; sua mãe dona de casa. Iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do “Providence Hospital Washington – EUA”. Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em enfermagem no ano de 1939 e o mestrado em ciências da educação em enfermagem em 1945, pela Universidade Católica da América. Recebeu vários títulos e graus honoríficos, inclusive o de Doutora em Enfermagem. Iniciou os estudos a respeito da sua teoria em 1958.

A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios.

Requisitos de autocuidado Requisitos de autocuidado

Requisitos de autocuidados são grupos de necessidades que Orem identificou. São classificados como:

Requisitos Universais - aqueles que todos têm
Requisitos de desenvolvimento de autocuidado - aqueles que relacionados com o desenvolvimento individual
Requisitos de desvio de saúde - aqueles resultantes de condições dos pacientes
Déficits de autocuidado


Quando um indivíduo é incapaz de cumprir seus requisitos de autocuidadso, um déficit ocorre. É o trabalho do Enfermeiro determinar esses déficits, e definir as modalidades de suporte.

A teoria do autocuidado ,engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. A atividade de autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado. A exigência terapêutica de autocuidado, constitui a totalidade de ações de autocuidado, através do uso de métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.

Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade,nas funções e no desenvolvimento humano.

Foco:Autocuidado

Homem: Indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos

Saúde: Resultado das práticas aprendidas pelos indivíduos para manter a vida e o bem- estar

Ambiente: Os elementos externos com os quais o homem interage em sua luta para manter o autocuidado

Enfermagem: Auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, seu potencial para o autocuidado

12 comentários:

Anônimo disse...

Ajudou a esclarecer muitas dúvidas, pois é um texto com entendimento claro das palavras.
muito bom.

Ser feliz agora disse...

Valeu! muito bom o texto

Márcia Florêncio disse...

Obrigada vcs...Beijinhos...

Anônimo disse...

muito interessante...adorei novas pespctivas criadas.;

rogéria magalhães disse...

eu a cada dia me sinto mais apaixonada por esta profissão estou fazendo meu pré-tcc sobre cuidado humanizado preciso de material e seu apoio para conclui-lo obrigada

Jessica disse...

gostaria senhora marcia que você me responde-se quais os pontos positivos e os negativos desta teoria de Orem

Anônimo disse...

Márcia de qual cidade vc é? Estou precisando referenciar este blog. Att.

Pyt disse...

mto Bom me ajodou substâncialmente!

gizeli leite disse...

muito bom!!1

Mary disse...

Gostei do texto, pois é bem resumido e claro ao mesmo tempo. Porém existem problemas de coerência e vírgulas demais. É bom rever isso aí. Só um toque. Beijinhos.

Anônimo disse...

gostei só acho que poderia citar também o déficit de autocuidado e os sistemas de enfermagem ok!

Pedro. Tec. de Enfermagem Angola. disse...

é excelente e sugestivo gostei. que tal desenvolver mais?

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.